Escrito por Natália Cagnani
Já faz tempo que a decoração deixou de ser atribuída apenas aos móveis e objetos decorativos em geral. As paredes ganharam papel de destaque e fecham com chave de ouro os projetos mais versáteis e inovadores de arquitetos e designers de interiores. Afinal, como uma tela em branco, os profissionais podem abusar da criatividade e aproveitar as tendências de mercado para criar composições que deixam aquele toque personalizado.
Uma delas é o acabamento com placas de gesso em 3D, dando volume e movimento às paredes e deixando o ambiente super moderno e pra lá de criativo. O painel em gesso 3D é um novo estilo em decoração de interiores que traz elegância e sofisticação ao ambiente. É um sistema de placas de gesso que, quando se unem, formam um painel uniforme, com um efeito personalizado. Pode ser aplicado em residências, lojas, hotéis, consultórios, entre outros.
Normalmente, os painéis de gesso 3D são feitos sobre uma parede de alvenaria ou uma parede de drywall, composta por uma estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso revestidas de papel acartonado. Há duas formas de aplicá-lo: através de uma estrutura montada contra a parede ou com aplicação direta na própria parede. O fechamento é feito na parte interna. No caso do drywall, recomenda-se utilizar reforço de madeira. O desenho que causa o efeito 3D é feito de acordo com o tamanho da parede. Geralmente o desenho não muda, poderá haver somente alteração no tamanho das placas que o compõem.
A diferença entre o gesso 3D e o gesso comum está no efeito visual e estético, já que o primeiro confere dimensão extra às paredes, garantindo um aspecto diferente, elegante e moderno a qualquer ambiente.
Como utilizar os painéis de gesso na decoração
O gesso é um material prático, versátil e econômico, que pode ser utilizado na decoração para destacar uma parede ou para cobrir vigas e encanamentos. Enfim, o que vale é a sua criatividade ou a necessidade. O modelo mais utilizado é o painel 3D feito com placas de gesso, também conhecido como painel com “quadrados”: “além de moderno, a produção é rápida, com um custo bem mais acessível do que se feito em madeira, material com o qual nem sempre é possível causar o efeito desejado”.
Os modelos mais comuns ainda incluem o canjiquinha, composto por cerâmicas em formato de filetes com tamanhos desiguais; o frisado; o acartonado (drywall); o de nichos horizontais e verticais, para acomodar objetos decorativos, com iluminação ou não, entre outros. Independente do seu estilo preferido, aprenda a aplicar o gesso 3D em cada ambiente:
Salas
Nas salas de estar, a decoração com gesso 3D geralmente é aplicada na parede onde fica a TV. As salas de jantar, por sua vez, ganham o acabamento em qualquer parede onde se queira dar destaque.
Quartos
Nos quartos, a mesma regra. Escolha uma parede para receber o efeito que vai ganhar destaque decorativo no ambiente. Vale até mesmo o teto. Nesse caso, combina muito bem com uma iluminação para acompanhar.
Banheiros
Nos banheiros, o gesso 3D não costuma ser muito usado, já que se trata de uma área úmida. Mas se você quer aplicá-lo mesmo assim, opte por modelos com a chapa verde, mais conhecida como “chapa RU” (resistente à umidade).
Áreas externas
Em ambientes externos, o gesso 3D não é recomendado devido a fatores climáticos, como sol e chuva. “A chuva pode danificar o gesso, enquanto o sol pode queimar a pintura aplicada como acabamento”.
Apesar das recomendações, o gesso pode ser utilizado em casas ou apartamentos para decorar sacadas, cozinhas, salão de jogos, enfim, qualquer ambiente, desde que tomados os devidos cuidados de exposição ao sol ou à chuva, dependendo da área escolhida. Salas comerciais também podem adotar o estilo em salas de reuniões, no refeitório ou na recepção. O mesmo vale para lojas, que podem usar o revestimento em vitrines, combinadas com efeitos de iluminação para destacar produtos. Escritórios, hotéis, consultórios e outros ambientes públicos também vão bem com o gesso 3D.
Ideias para incrementar o gesso 3D na decoração
Se você gostou da ideia, mas ainda não sabe como aplicá-la na decoração, nada melhor que uma galeria de imagens para abrir a mente e inspirar a criatividade. Confira a seguir alguns ambientes que contam com o gesso 3D nas paredes para dar, além de volume e movimento, um destaque com toque moderno e muito original na composição.
Depois de todas essas fotos com a aplicação do gesso 3D na prática, é hora de colocar as mãos na massa e levar para dentro da sua casa uma ideia que tem ganhado cada vez mais evidência nos projetos elaborados por arquitetos e designers de interiores por dar textura às paredes. Embora o branco seja mais comum, você também pode colocar painéis coloridos para criar um efeito diferenciado. Bem simples e fica super bacana!